quinta-feira, setembro 01, 2005

Celular

Celular não causa cancêr.Ponto final?

Estudo mostra que usar celular por dez anos não oferece risco de tumor
Agências Internacionais

LONDRES - Dez anos usando telefone celular não aumentam o risco de tumor no nervo que liga o ouvido e o cérebro, afirmaram pesquisadores na terça-feira.Considerando o grande interesse público sobre o assunto, os cientistas que conduziram o mais abrangente e longo estudo já feito sobre o tema ressaltaram que não podem afirmar se o uso de celular por um período mais longo também seria isento de riscos.
- Os resultados de nosso estudo sugerem que não há perigo substancial apenas na primeira década usando o aparelho - disse o pesquisador Anthony Swerdlow, do Institute of Cancer Research.
- Não podemos afirmar se existe a possibilidade de risco em um período mais longo de uso porque esta tecnologia ainda ser muito nova - comentou. Por isso, completou o cientista Julie Sharp, que também participou do estudo, "é importante continuar a fazer pesquisas a este respeito e a observar a saúde dos usuários de celular por mais tempo". O foco do trabalho, que foi feito por pesquisadores da Grã-Bretanha, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia e publicado no "British Journal of Cancer", foi o risco de neuroma acústico
- um tumor benigno, de crescimento normalmente lento, que atinge o nervo auditivo, que liga a orelha ao cérebro e fica próximo ao local onde apoiamos o celular. Apesar de os pesquisadores também terem investigado a possível associação entre outros tipos de tumor cerebral e o uso do aparelho, eles direcionaram o estudo para o neuroma acústico porque este seria o problema com maiores chances de acontecer.
O Colégio Médico da Áustria (OAK), porém, aproveitou a divulgação da nova pesquisa para fazer um alerta. Em um comunicado feito hoje em Viena, a OAK lembrou as pesquisas feitas na Suécia cujos resultados foram recém-publicados nas revistas médicas "Environmental Research" e "Neuroepidemiology". Estas pesquisas sugerem que o uso a longo prazo de celular poderia não só aumentar o risco de tumor no nervo auditivo, como também de tumores malignos no cérebro. - Assim como os fatores ambientais e o estilo de vida, o que conta no efeito dos campos magnéticos e das radiações é o volume da exposição. Além disso, os estudos sugerem que estes efeitos são cumulativos e permanecem no organismo com o passar dos anos. Por isso, as crianças deveriam ser proibidas de usar celular - alertou especialistas em medicina do meio ambiente da OAK Gerd Oberfeld. O Colégio Médico austríaco recomenda que só se use os aparelhos celulares em casos de urgência e durante um curto espaço de tempo. Além de sugerir que o aparelho seja desligado durante a noite e fique longe da cama. Estima-se que quase 2 bilhões de pessoas no mundo usam o aparelho e que aproximadamente 780 milhões de telefones celulares sejam vendidos este ano.

Image hosted by Photobucket.comO Sol resolver dar as caras...Vou para o curso e depois vou fazer umas comprinhas...rsrs
Beijocas a todos e uma ótima quinta-feira.E um maravilhoso comeco de mês...

*Cilene,adorei a entrevista e muito obrigada a todos os comentários!!!

Nenhum comentário: