Legalização de uniões homossexuais avança em vários países do mundo
da Folha Online
Nesta quinta-feira, a Câmara dos Deputados da Espanha aprovou o casamento entre homossexuais, convertendo-se o quarto país do mundo a reconhecer esse direito a casais gays. Holanda e Bélgica já aprovaram a lei. O Canadá também aprovou esse tipo de união, mas a lei ainda será ratificada pelo Senado, que não tem poder de veto.
Acompanhe o desenvolvimento da união entre gays desde 1999 --quando a Dinamarca foi o primeiro país do mundo a aprovar a união civil entre homossexuais-- até hoje:
30 de junho de 2005 - A Câmara dos Deputados da Espanha aprova lei que permite o casamento gay e a adoção de crianças por esses casais.
28 de junho de 2005 - O Parlamento do Canadá aprova a legislação que permite casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar da ferrenha oposição de políticos conservadores e grupos religiosos. Para que a lei tenha abrangência federal, é preciso que seja aprovada pelo Senado, o que deve acontecer até o final de julho.
2 de junho de 2005 - Após três votações, uma assembléia na Califórnia (Estados Unidos) rejeita um projeto de lei que permitiria o casamento homossexual no Estado americano mais populoso.
21 de abril de 2005 - O Parlamento da Espanha dá a aprovação inicial que legaliza o casamento gay. O Senado votou contra a proposta em junto, e o projeto de lei retorna à Câmara dos Deputados.
20 de abril de 2005 - Uma corte do Connecticut permite a legalização de uniões civis para casais gays, sem a necessidade de aprovação da Justiça.
5 de abril de 2005 - Eleitores do Kansas (EUA) aprovam uma emenda à Constituição do Estado que barra o casamento entre gays.
1º de fevereiro de 2005 - Canadenses divulgam a primeira versão da legislação que permite o casamento gay, depois as cortes de sete das dez províncias do país já tinham decidido a favor da união gay.
12 de agosto de 2004 A Suprema Corte da Califórnia anula mais de 4.000 casamentos gays realizados em San Francisco.
27 de julho de 2004 - Uma corte francesa anula o primeiro casamento gay do país, que aconteceu em 5 de junho de 2004.
10 de junho de 2004 - Uma corte do Estado de Nova York autoriza o casamento entre homossexuais.
17 de maio de 2004 - os primeiros casais homossexuais se casam legalmente em Massachusetts, que se torna, na época, o único Estado americano a permitir o casamento gay.
Fevereiro de 2004 - O prefeito de San Francisco, Gavin Newson, desafia a lei estadual e suspende uma lei que proibia casamentos gays. Em 2000, Vermont foi o primeiro Estado americano a permitir uniões civis entre gays.
Julho de 2003 - Dois argentinos tornam-se o primeiro casal gay da América Latina a usar uma nova lei que permite a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
Junho de 2003 - Uma corte de Ontário (Canadá) abre caminho para o casamento gay na província, ao declarar inconstitucional a definição de casamento heterossexual.
O Reino Unido começa a estudar a possibilidade de permitir aos casais a realização de uma união formal e legal, fazendo um registro de "união civil".
Na Bélgica, a união civil entre homossexuais passa a ser permitida.
Julho de 2002 - A Alemanha permite que casais gays registrem suas uniões junto a autoridades civis.
Dezembro de 2000 A Holanda dá a aprovação final à lei que permite o casamento e a adoção de crianças à casais do mesmo sexo. O governo holandês reconhecia a união civil homossexual desde 1998.
Outubro de 1999 - A França garante a todos os casais o direito à união civil, que inclui reformas na cobertura do seguro social e nas leis de transmissão da herança.
Março de 1995 - A Corte Constitucional da Hungria derruba uma lei que proíbe o casamento entre gays.
Junho de 1994 - O Parlamento da Suécia aprova uma lei que permite a união entre gays, que dá aos casais homossexuais os mesmos direitos garantidos aos heterossexuais.
Agosto de 1993 - A Noruega se torna o segundo país do mundo a permitir que gays e lésbicas registrem civilmente a união, fornecendo direitos quase iguais aos que são oferecidos aos casais homossexuais.
Junho de 1989 - A Dinamarca aprova uma lei que permite o registro da união civil a casais homossexuais, e abrigando-os na mesma lei heterossexual que define direitos a parceiros em uniões heterossexuais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário